“The Aspie Project” é uma surpreendente e emocionante Prog Opera produzida por vários músicos unidos no propósito de alterar a concepção que muitos têm sobre o autismo, um transtorno que atinge muitas pessoas.
Uma história incrível composta por um portador desta síndrome, na qual o mundo é mostrado através dos seus olhos, apresentada em um formato de Progressive Metal Ópera.
Um álbum, portanto, sobre os transtornos do espectro autista Asperger, em que o personagem enfrenta os seus medos, os seus altos e baixos e aprende lições, com o propósito de mostrar que para se enfrentar este transtorno é necessário apenas confiança em si próprio a fim de se desenvolver em sua plenitude.
O que vemos aqui é uma viagem dolorosa pelo mundo interior muitas vezes caótico de uma pessoa com Asperger e de seus amigos e familiares que lutam para compreender este transtorno.
A história nos conduz do diagnóstico devastador (Infância) ao fracassado casamento de pais desamparados (Divórcio); Da dificuldade de fazer amigos (Amizade) até as complicações de se manter uma vida amorosa (Relacionamento). “The Aspie Project” termina com uma mensagem encorajadora: Ser um ‘aspie’ afinal não precisa ser considerado algo ruim (Presente Disfarçado como Dilema).
“The Aspie Project” foi gravado de forma independente e após concluído colocado em produção colaborativa com o objetivo explicito de não se restringir a possíveis exigências de gravadoras em virtude das opiniões fortes presentes na obra.
Foram oferecidas diversas vantagens ao publico colaborador, começando com valores pequenos até alguns bem altos de acordo com os benefícios oferecidos a quem se dispusesse a colaborar.
Desta forma conseguiram cobrir os custos para o lançamento do álbum,a produção de CDs e Vinil, divulgação e produção de shows. O álbum foi finalmente lançado em 7 de Abril de 2016.
O holandês e criador (escritor, compositor e baixista) do projeto, Mike van den Heuvel, possui uma desordem do espectro do autismo; a Síndrome de Asperger. Foi graças a sua paixão pela musica que ele aprendeu a lidar com a Síndrome. Decidiu então mostrar ao mundo como conseguiu resolver os seus problemas e se desenvolver com a ajuda de sua paixão pela musica.
Por volta de 2013 Mike van den Heuvel começou a procurar músicos que pudessem se juntar a ele em seu objetivo. Ao longo destes três anos ele encontrou artistas incríveis que desejaram se juntar à sua mágica de produzir este belo álbum.
Somos apresentados em The Aspie Project a diversos personagens, com base na verdadeira história de Mike. Há o Pai, interpretado por Damian Wilson (conhecido por grandes bandas como THRESHOLD, STAR ONE, AYREON), a Mãe ,interpretada por Marcela Bovio (conhecida por ELFONIA, AYREON e STREAM OF PASSION) e o papel do narrador, o médico, por Arjen Anthony Lucassen (Criador do AYREON, STAR ONE, THE GENTLE STORM).
Mike organizou o trabalho destes grandes artistas com extrema força de vontade e teimosia. Neste álbum ele é um dos personagens, O Filho, que é interpretado pelo grande cantor Wilmer Waarbroek (AYREON, “ele fez os vocais na versão Demo de Theory of Everything”), e há também o papel de uma namorada, interpretada por Marjan Welman (AUTUMN e AYREON).
Esta junção de vozes, complementada ao ótimo instrumental se transformou em um poderoso e emocional ciclo de arrepiantes canções.
A música em si é poderosa e criativa como uma ótima ópera progressiva deve ser. Os arranjos dinâmicos e cuidadosos mostram com precisão sentimentos como fúria, medo e angústia.
Em uma audição mais descuidada podemos até acreditar estar ouvindo uma cópia do Ayreon, e particularmente, Human Equation, acredito que a influência é obvia, ainda mais com a presença de Arjen e de diversos cantores ligados a este pioneiro projeto. Logo porém percebemos que há uma identidade própria.
Faço um grande elogio à obra no tocante à escolha dos cantores/intérpretes que possuem vozes distintas e perfeitas individualmente e no conjunto (uma característica positiva e marca registrada do Ayreon).
Quando alguém se propõe a criar algo dentro deste formato é imprescindível que saiba escolher com cuidado os cantores a fim de que as suas vozes se destaquem.
A boa escolha dos cantores além da enorme duração (o que também não é o caso aqui) costuma ser um erro comum na maior parte das experiências Prog Opera mal sucedidas.
Chamo a atenção para o fato dos cantores/intérpretes e o Epic Rock Choir, também presente no DVD de The Theater Equation e em The Gentle Storm, serem bem conhecidos e famosos a começar pelo lider, compositor e criador do Ayreon, Arjen Lucassen, que pode ser considerado referência máxima em se tratando de Óperas Prog.
Por outro lado os músicos são literalmente desconhecidos, porém impecáveis, fornecendo a força e delicadeza necessária na sustentação das vozes e nas partes instrumentais em todos os momentos da bela composição de Mike, que também toca baixo na gravação.
São estes os ótimos músicos que sem dúvida merecem a citação: Guitarra Lider – Edwin Kraft van Ermel, Teclados – Koen van Amerongen, Guitarra Ritmica – Berry Lakerveld e na Bateria – David Mulder. Aparecem como convidados abrilhantando ainda mais a obra: na Guitarra – Marcel Coenen, no Violino – Stijn Donders (também o produtor), Julia Dinerstein e Justyna Briefjes, no Baixo – Harry Donders e no Violoncelo — Miriam Kirby.
“The Aspie Project” apresenta uma introdução e quatro interlúdios narrados por Arjen mais as faixas, cada uma desenvolvendo um tema, e encerra com um instrumental que repete o tema do primeiro interlúdio.
Nas narrações entendemos como os portadores da Síndrome de Asperger lidam com as situações que enfrentam diariamente. As canções descrevem estas situações: escola, divórcio dos pais, relacionamentos e tudo o mais. Os diálogos expressam os temores do personagem e daqueles que com ele convivem.
O violoncelo e os violinos combinados aos arranjos de piano emocionais de Koen van Amerongen nos mostram ambientes sonhadores e escuros, enquanto que a bateria de David Mulder e as pesadas guitarras de Edwin Kraft van Ermel e Berry Lakerveld proporcionam pesados e enérgicos contrastes musicalmente espelhando o turbilhão emocional que pode ser a mente de um ‘aspie’.
O produtor Stijn Donders fez o possível para criar um som honesto e transparente, equilibrando delicadamente todas as emoções verdadeiras das canções, tão extremas como podem ser.
A temática do álbum em si merece todos os elogios e foge completamente do usual neste tipo de obra, que geralmente costuma ter uma característica mais presente de fantasia e ficção cientifica.
Poderíamos citar o “The Human Equation” do Ayreon como um exemplo similar na abordagem dos sentimentos conflitantes de uma pessoa em coma mas a temática aqui é distinta desta.
Mike van den Heuvel conseguiu a meu ver atingir o seu objetivo ao criar uma Prog Opera Enérgica e Sutil, com força e delicadeza com ótimos cantores e instrumentistas e o principal de tudo – uma mensagem que, esperemos, venha a ajudar os próprios portadores e conscientizar a todos em relação a Síndrome de Asperger.
Aproveito a oportunidade desta postagem para perguntar: “Em que outro gênero musical é possível se chegar tão longe no desenvolvimento de idéias como a desta obra”? Acredito que apenas Richard Wagner em seu conceito de “Arte Total” tenha ido tão longe. Hoje a música progressiva reina soberana.
Ficha Técnica do Álbum
Faixas
1. Diagnosis (2:57)
2. Childhood Pt. 1 (0:30)
3. Childhood Pt. 2 (4:36)
4. Coma (5:35)
5. Education (5:12)
6. Friendship Pt. 1 (0:24)
7. Friendship Pt. 2 (5:12)
8. Relationship Pt. 1 (0:31)
9. Relationship Pt. 2 (3:50)
10. Blind To Emotion (4:22)
11. Little Box (5:49)
12. Divorce (6:32)
13. A Gift Disguised As A Dilemma Pt. 1 (0:35)
14. A Gift Disguised As A Dilemma Pt. 2 (5:00)
15. A Gift Disguised As A Dilemma Pt. 3 (2:19)
Tempo Total 53:24
Músicos e Cantores
Wilmer Waarbroek (Ayreon, Exxiles)- Vocais – O Filho
Damian Wilson (Threshold, Star One, Ayreon) – Vocais – O Pai
Marcela Bovio (Stream of Passion Ayreon Elfonia) – Vocais – A Mãe
Marjan Welman (Autumn) – Vocais – A Namorada
Arjen Anthony Lucassen (Ayreon) – Narração – O Médico
Mike van den Heuvel – Baixo (Compositor e Letrista)
Edwin Kraft van Ermel – Guitarra Lider
Koen van Amerongen – Teclados
Berry Lakerveld – Guitarra Ritmica
David Mulder – Bateria
And Guests
Marcel Coenen – Guitarra
Stijn Donders – Violino (E Produção)
Harry Donders – Contrabaixo
Julia Dinerstein – Violino
Justyna Briefjes – Violino
Miriam Kirby – Violoncelo
Epic Rock Choir
Ligações Externas
Baixar Computer Mind “The Aspin Project”
Computer Mind em Pro(G)ject New Progressive Works